Autocuidado | Solidão

10 Coisas Para Fazer Quando Você Se Sentir Sozinho

Quando você estiver se sentindo sozinho, essas ideias podem ajudar você a se sentir melhor consigo mesmo

10 Coisas Para Fazer Quando Você Se Sentir Sozinho

Sentir-se sozinho é uma experiência humana normal. Você pode se sentir sozinho quando está sozinho ou mesmo quando está em uma sala cheia de pessoas. Quando você não se sente conectado com ninguém ou sente que ninguém o entende, pode se sentir completamente sozinho, mesmo se estiver perto de amigos ou familiares.

Você também pode se perguntar: "Por que estou sozinho?" As causas da solidão incluem mudanças na vida que levam ao isolamento social, como mudar para um novo lugar, lamentar uma morte ou o fim de um relacionamento. Em alguns casos, a solidão está ligada a problemas de saúde mental, como a depressão. Pessoas com baixa autoestima também tendem a se sentir solitárias se tiverem dificuldade para fazer conexões sociais.

Embora todos se sintam solitários às vezes, ficar sozinho demais pode afetar negativamente sua saúde física e emocional. Estudos descobriram que a solidão pode ser tão prejudicial à saúde quanto fumar 15 cigarros por dia. A solidão também está ligada ao declínio cognitivo e ao risco de desenvolver transtornos psiquiátricos graves.

Se você ocasionalmente se sente um pouco solitário quando está em casa sozinho ou experimenta uma profunda sensação de solidão que nunca desaparece, é importante lidar com a solidão de maneira saudável. Aqui estão 10 coisas que você pode fazer imediatamente quando se sentir sozinho.

Reconheça que você está se sentindo sozinho

Não desperdice sua energia lutando contra seus sentimentos ou tentando suprimir suas emoções. Todo mundo se sente solitário as vezes.

E sentir-se sozinho não significa que você é um perdedor e não significa que você é fraco. Significa apenas que você é humano.

Estudos descobriram que rotular seus sentimentos pode reduzir a intensidade deles. Então, simplesmente dar um nome à solidão pode ajudar seu cérebro a entender como você está se sentindo e instantaneamente ajudá-lo a se sentir um pouco menos solitário.

Desenvolva um plano

Às vezes você precisa resolver um problema. Em outros momentos, você precisa resolver como se sente sobre o problema.

Considere se a melhor maneira de abordar o sentimento sozinho deve envolver a resolução do problema (conectando-se com alguém) ou resolvendo como você se sente sobre o problema (cuidando de suas emoções).

Se você está se sentindo sozinho em uma noite de sexta-feira e tem amigos ou familiares para quem pode ligar, pode decidir que a melhor maneira de resolver o problema é entrar em contato com alguém. Você pode achar que falar ao telefone ajuda. Ou você pode convidar alguém para passar um tempo com você.

Se você entrar em contato com as pessoas e ninguém responder, você pode se sentir ainda mais solitário. Mas você saberá lidar com o problema de um ângulo diferente: aborde como você se sente por estar sozinho, em vez de tentar se conectar com alguém.

Você pode optar por se envolver em uma estratégia de enfrentamento saudável que permite que você se sinta melhor. Desenhar, tricotar ou jardinagem são apenas alguns exemplos de atividades solitárias que podem ajudá-lo a lidar com a solidão de maneira saudável.

Conecte-se com pessoas do seu passado

Quando você se sente sozinho, às vezes é mais fácil se conectar com velhos amigos do que fazer novos. Talvez você tenha perdido contato com seu colega de faculdade ao longo dos anos. Ou talvez você tenha um primo com quem não fala com muita frequência.

Você pode entrar em contato e ver como eles estão. Fale sobre como você sentiu falta de se atualizar e diga que gostaria de se reconectar.

Você pode achar fácil se conectar com ex-colegas de classe, pessoas de sua antiga vizinhança ou ex-colegas de trabalho porque vocês já têm coisas em comum. Relembrar os velhos tempos pode ajudá-lo a se conectar novamente e você pode descobrir que é capaz de estabelecer um relacionamento no futuro.

Não há problema em cada um se comunicar com as pessoas nas mídias sociais ou mensagens de texto para começar. Mas tente fazer o acompanhamento conectando-se por telefone, por bate-papo por vídeo ou pessoalmente. Conectar-se cara a cara pode ajudar a aliviar sua solidão mais do que enviar mensagens.

Junte-se a um grupo ou clube

Além de se conectar com pessoas do seu passado, você também pode decidir se conectar com novas pessoas. Procure atividades comunitárias que possam ser adequadas para você. De clubes do livro e projetos de serviço comunitário a grupos de caminhada e sociedades empresariais, você provavelmente descobrirá que há muitas maneiras de se conectar com as pessoas em sua área.

Você pode verificar seu jornal local ou tentar um site para ver o que está acontecendo em sua comunidade. Participe de um evento e priorize conversar com várias pessoas. Você pode descobrir que participar de alguns eventos diferentes ou ingressar em alguns clubes/grupos diferentes ajuda a conhecer mais pessoas.

Leia um livro

Ler um livro quando você está se sentindo sozinho ajuda a entrar na cabeça dos personagens ou narradores. Isso ajudará você a entender como as outras pessoas pensam e pode ajudá-lo a se sentir mais conectado.

Você também pode querer ler um livro que normalmente não usaria às vezes. Quer isso signifique verificar um livro de autoajuda na biblioteca ou significar ouvir um audiolivro de ficção científica, os livros podem expandir seu mundo e ajudá-lo a se sentir um pouco menos solitário.

Encontre um fórum online

Uma das muitas coisas maravilhosas sobre a internet é que você pode se conectar com pessoas de todo o mundo. Você pode encontrar pessoas com interesses, problemas e objetivos semelhantes com apenas alguns cliques de um botão.

Você pode procurar fóruns onde as pessoas discutem tópicos de seu interesse - de coleções raras a mistérios não resolvidos, filmes ou programas de TV.

Você pode descobrir que conversar com outras pessoas sobre coisas pelas quais você se apaixona ou tópicos de que gosta ajuda você a se sentir mais conectado, mesmo que nunca os tenha conhecido pessoalmente.

Aprenda algo novo

Ficar entusiasmado com algo que você está aprendendo – seja um novo idioma ou uma nova habilidade – pode ajudar quando você se sentir sozinho. Também pode abrir portas para conhecer novas pessoas.

Inscreva-se em uma aula de culinária ou pratique algum esporte coletivo. Ou procure um curso online que você possa fazer. Sites como o Udemy oferecem cursos acessíveis em assuntos que vão desde fitness até design gráfico.

Envolva-se em um Hobby

Saídas criativas podem melhorar seu humor e ajudá-lo a viver o momento. Isso significa menos pensamentos catastróficos sobre “ficar sozinho para sempre” e menos insistir em incidentes negativos do passado, como “Não acredito que ela disse isso para mim”.

Se você não tem nenhum hobby, priorize encontrar um. Experimente diferentes atividades, da pesca à cerâmica, até descobrir coisas que você ama.

Pratique Atos de Bondade

Fazer algo de bom para outras pessoas pode ajudá-lo a se sentir melhor. Também pode ajudá-lo a se sentir mais conectado à comunidade.

Quer você se envolva em uma arrecadação de fundos oficial da comunidade ou faça uma boa ação para um vizinho, há muitos atos de bondade que você pode realizar. Se você está lutando para encontrar algo que possa fazer, entre em contato com instituições de caridade, hospitais, asilos ou abrigos de animais locais para ver como você pode ser voluntário ou oferecer assistência.

Obtenha ajuda profissional

Se você está lutando para se sentir sozinho e não sabe o que fazer, procure ajuda profissional.

Conversar com um profissional de saúde mental pode ajudá-lo a fazer conexões mais significativas com as pessoas e também a descobrir estratégias para lidar com a solidão de maneira saudável.

Além disso, um terapeuta pode ajudá-lo a descobrir as causas subjacentes de sua solidão - por exemplo, se você se sentir sozinho em um relacionamento ou casamento, se sentir sozinho após um rompimento ou se estiver se sentindo sozinho e deprimido ao mesmo tempo.

Se a depressão está contribuindo para a sua solidão, um profissional de saúde mental pode sugerir rotas de tratamento, como fazer terapia cognitivo-comportamental (TCC) para reformular pensamentos negativos e, em alguns casos, tomar um medicamento – como um inibidor seletivo de recaptação de serotonina (ISRS) – que ajuda a tratar seus sintomas.

Também é importante buscar ajuda profissional se você estiver lidando com a sensação de solidão de uma maneira pouco saudável. Beber demais, buscar conforto na comida ou se envolver em outros comportamentos prejudiciais à saúde pode aumentar sua solidão a longo prazo.

A solidão também pode afetar o cérebro, levando a maiores riscos de declínio cognitivo, demência e distúrbios psiquiátricos graves. Portanto, não é apenas importante validar seus sentimentos procurando tratamento, mas também evitar possíveis efeitos negativos da solidão no futuro.

Ficar sozinho demais também está associado a um risco aumentado de suicídio. Se você está tendo ideação ou comportamento suicida, é importante procurar ajuda imediatamente de um profissional de saúde mental.

Se você ou alguém de quem você gosta estiver tendo pensamentos suicidas, entre em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV) em 188 para obter apoio e assistência de um conselheiro treinado. Se você ou um ente querido estiver em perigo imediato, ligue para o 190.

Uma última dica

Não é incomum sentir-se solitário de vez em quando, mas as pessoas podem estar experimentando esses sentimentos com mais frequência agora devido ao aumento do trabalho remoto e à diminuição do tempo face a face.

Se você lida com um surto ocasional de solidão ou uma sensação crônica de isolamento, saiba que não está sozinho em se sentir sozinho (mesmo que pareça assim). Explorar diferentes maneiras de lidar e buscar ajuda profissional pode ajudá-lo a se sentir mais conectado.

João Vitor Gomes dos Santos
João Vitor Gomes dos Santos

Engenheiro Mecânico, através da convivência na universidade se conscientizou da importância do bem-estar mental. Para promover e acessibilizar os cuidados com a mente, cofundou a PsyMeet. Convencido da importância da saúde mental para uma vida feliz, está sempre lendo, assistindo e ouvindo sobre o tema. Instagram @dosantosjv

Leia também:

Como Estabelecer Limites Com Seu Parceiro

23.09.2023 | João Vitor Santos

Como Estabelecer Limites Com Seu Parceiro

Nos relacionamentos, os limites ajudam você a definir com o que você se sente confortável e como gostaria de ser tratado pelo seu parceiro

Maneiras Efetivas de Aliviar o Estresse

22.09.2023 | João Vitor Santos

Maneiras Efetivas de Aliviar o Estresse

Veja aqui dicas sobre como aliviar o estresse do dia a dia e levar uma vida mais leve e saudável

Superando o Medo da Vulnerabilidade

09.09.2023 | João Vitor Santos

Superando o Medo da Vulnerabilidade

Veja aqui como a vulnerabilidade te afeta, porque ela é importante para nós e como ser vulnerável na medida certa

logo do whatsapp

Responsável técnico

Oliviane Assis Ferrari Magro

CRP: 08/34316

Atenção: Este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida. Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.